NotíciasRio de Janeiro

Live Julho das Pretas

Da Redação

Com o intuito de construir uma agenda comum do movimento de mulheres negras para julho, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher Afro-Latino Americana e Afro-Caribenha, a Primavera Socialista do Rio de Janeiro fará um ao vivo (live) no Facebook, e o Voz da Resistência irá transmitir no YouTube e outras redes.

Esta terça-feira (14), às 19h, a live da Primavera Socialista conta com a presença de Juliana Drumond (São João de Meriti), Luana Santos (Nova Friburgo), Rose Cipriano (Duque de Caxias) e Vanessa Vicente (Belford Roxo). Uma live imperdível!

O “Julho das Pretas”, é uma agenda comum de intervenção do movimento de mulheres negras do Rio de Janeiro e de toda América Latina, que além de discutir a programação de atividades, ações de mulheres negras para o mês de julho, se propõe a debater amplamente o perfil, as problemáticas e prioridades das intervenções nos territórios do Rio de Janeiro.

O dia 14 de julho também será marcado por ser um dia que marca mais um mês do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ). Marielle exercia o primeiro mandato na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Ela foi a quinta parlamentar mais votada na cidade e presidia a Comissão de Defesa da Mulher da casa legislativa. O assassinato de Marielle, ainda não foi esclarecido, e tem repercussão internacional e gera protestos em diversos países.

Saiba mais: O Dia Internacional da Mulher Afro- Latino-americana e Afro-Caribenha foi criado em 25 de julho de 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingos, República Dominicana. Estipulou-se que este dia seria o marco internacional da luta e da resistência da mulher negra. Desde então, sociedade civil têm atuado para consolidar e dar visibilidade a esta data, tendo em conta a condição de opressão de gênero e racial/étnica em que vivem estas mulheres, explícita em muitas situações cotidianas.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Fechar
Fechar