Caio TeixeiraColunas

Coração de Estudante

Por Caio Teixeira

“No primeiro dia do golpe militar de 64, a sede da UNE, na Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro, foi atacada e destruída” – narra e mostra fortes imagens o filme Depois do Vendaval.

No dia 1º de abril, a ditadura militar metralhou, invadiu e queimou a sede da UNE. A organização dos estudantes incomodava os militares e os seus apoiadores, o regime militar colocou a UNE na ilegalidade. As Universidades eram vigiadas, intelectuais e artistas reprimidos, página infeliz da nossa história. Mesmo com forte repressão, AI-5, tortura e assassinatos de importantes lideranças do Movimento Estudantil como Édson Luis, Helenira Rezende, Honestino Guimarães e Alexandre Vannucchi, os estudantes continuaram nas ruas contra a ditadura.

No final dos anos 70, que é o recorte do importante documentário Depois do Vendaval, com os primeiros sinais de enfraquecimento do regime militar, a UNE realiza o seu Congresso de reconstrução em Salvador, em 1979, reivindicando mais recursos para as Universidades, defesa do ensino público e gratuito e pedindo a libertação dos presos políticos.

Novas ameaças de possibilidade de um novo AI-5, a já realidade de censura nas Universidades e nas Artes fazem de Depois do Vendaval um filme necessário e imprescindível neste momento. A segunda parte da série nos mostra a luta dos estudantes na refundação da UNE e o fortalecimento do movimento estudantil. Agora queremos transformar essa série em um longa para os cinemas e ampliar o seu alcance.

Depois do Vendaval é a história contada pelos que resistiram. Para que nunca mais aconteça! Liberdade, liberdade.

Contribua na Vakinha http://vaka.me/741239

Ajude o cinema independente! Deseja saber mais sobre a vaquinha Finalização do filme – Depois do Vendaval ? Então acesse esta página para contribuir. É muuuuito bom fazer o bem!

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Fechar
Fechar