BrasilNotícias

Por uma UNE Sem Medo

Da Redação

O lançamento da candidatura coletiva foi nesta segunda-feira (8)

A tese-movimento “Juventude Sem Medo – Ocupar as ruas, semear o futuro” anunciou o lançamento da primeira candidatura coletiva para a União Nacional dos Estudantes. Das mulheres que são linha de frente no combate ao fascismo brasileiro.

No próximo domingo, 14, ocorre a eleição para nova diretoria da entidade em Brasília, durante o 57º Congresso da UNE que acontecerá de 10 a 14/7.

A tese-movimento acredita que precisa de uma oposição que construa a UNE e apresente alternativas para que a UNE cresça e ganhe mais legitimidade. Segundo o manifesto de lançamento “Uma candidatura coletiva, feminista, negra e LGBTI+ por uma UNE SEM MEDO”: 

“O que nos faz oposição é carregar uma alternativa política estratégica para o novo ciclo, a partir de um balanço crítico da estratégia de conciliação entre os interesses dos ricos e poderosos com os da juventude e dos trabalhadores. Na primeira necessidade, os de cima romperam a conciliação para nos atacar. Tudo que conquistamos em tantos anos, perdemos em meses. Desse processo, extraímos uma lição histórica, a de que não podemos depositar nenhum pingo de confiança que não seja nas nossas próprias forças. Não é possível atenuar as reformas anti-povo com negociações institucionais. Vamos batalhar até o final contra a reforma da previdência!”.

O manifesto ainda afirma que: “Precisamos mudar radicalmente a lógica de funcionamento da UNE para que a sua tiragem de delegados seja cada vez mais uma expressão da realidade das universidades e não uma disputa de aparato burocrático, com um desfecho congressual previamente decidido, onde as alianças de chapa são totalmente pragmáticas. Também achamos que precisamos superar o presidencialismo, aprender com o movimento estudantil de diversas universidades que já apresenta chapas para DCEs e CAs de forma colegiada ou com novos formatos.”

Além de eleger a nova diretoria da UNE, o 57º Congresso vai debater a conjuntura, educação e movimento estudantil. Está marcada uma forte manifestação em defesa da educação pública, no dia 12/7, concentração na Biblioteca Nacional. 

Leia o texto na íntegra:

Uma candidatura coletiva, feminista, negra e LGBTI+ por uma UNE SEM MEDO A tese “Juventude Sem Medo – Ocupar as ruas,…

Posted by Juventude Sem Medo: Ocupar As Ruas, Semear O Futuro on Monday, July 8, 2019

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar